quinta-feira, 7 de outubro de 2010

My 20 Favorite Movies: #18. Rear Window (1954, Hitchcock)



Tagline: Through his rear window and the eye of his powerful camera he watched a great city tell on itself, expose its cheating ways...and Murder!

Estamos no ano de 1954, um ano em que Alfred Hitchcock lançou dois filmes: Dial M for Muder e Rear Window (ambos com a participação de Grace Kelly). É deste segundo de que irei falar neste post.
Constantemente referido como uma das obras-primas do mestre do suspense e, actualmente, sendo o filme do realizador mais bem posicionado no Top 250 do IMDb, o Rear Window é uma obra que desvenda o mundo do voyerismo interlaçado com o acto de desvendar crimes.


 James Stewart (Jeff), imobilizado no seu apartamento numa cadeira de rodas – resultado de uma perna partida – passa os seus dias a ver. A janela que dá para o seu bairro é aquilo que Jeff mais utiliza para passar os seus dias. A ver os vizinhos da frente. A conhecer os seus vizinhos através da lente da sua camara fotográfica.
É fácil perceber o porquê deste filme ser considerado com um dos melhores filmes realizados por Alfred Hitchcock: Confinado a uma única localização – o bairro, o realizador consegue injectar uma grande intimidade no filme. Afinal de contas, as personagens que dão vida ao cenário acabam por se tornar nos nossos próprios vizinhos ao longo da duração do filme. Ficamos a conhecer os profundos pormenores que caracterizam cada um deles, os seus hábitos, os seus modos de vida. Contudo, é um certo vizinho que suscita um maior interesse em Jeff. Motivado pela ideia de que o seu vizinho da frente tenha cometido um crime, Jeff empenha-se em desvendá-lo, contando sempre com o apoio da sua namorada Lisa (Grace Kelly) e da sua enfermeira (Thelma Ritter). Com uma realização e montagem incisivas, o grande climax do filme é simplesmente um testemunho à genialidade de Hitchcock, e ao próprio título de mestre de suspense.

Será que iremos ver mais alguma obra deste realizador nesta contagem? Não percam o próximo post, porque nós eu também não! (ahahah).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1954: A year where Alfred Hitchcock released two motion pictures: Dial M for Murder and Rear Window (both starring Grace Kelly). I will talk about the latter.


 Constantly referred to as one of his greatest pieces of film-making and, as of now, the director’s highest ranked movie in the IMDb Top 250, Rear Window takes a look into the voyeurism world and mixes it with a sophisticated crime story.
James Stewart (Jeff), unable to move – due to a broken leg – spends all of his days in his apartment, just looking. His rear window is what he uses the most to pass time. Watching his neighbors. Getting to know his neighbors through his camera’s lens.

It’s easy to see why Rear Window is revered as one of Hitchcock’s greatest films: The action takes place in one single set – the neighborhood, and Hitchcock injects a big amount of intimacy in his movie. After all, throughout the whole movie, those characters become our own neighbors and we get to know all these little details that make each one of them unique, their habits, and their lifestyles. However, it is this particular neighbor that arouses great interest from Jeff. Driven by the thought that his front neighbor had committed a crime, he sets himself to discover the truth about his suspect, with the aid of his girlfriend Lisa (Grace Kelly) and his nurse (Thelma Ritter). With some incisive direction and editing, the film’s big climax is a testimonial to Hitchcock’s geniality.

 Will we see another Hitchcock picture in this countdown? 

Keep tuned in!  
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

  1. Ter filmes do mestre Hitchcock é sempre de louvar, especialmente em tops pessoais. Pessoalmente não considero este o melhor dos que vi, apesar de compreender quem o ache. É particular e muito bem pensado e executado. Original mesmo, e um marco na cultura.

    Só lhe aponto como defeito o final, algo frustrante, depois de tanto mistério, tensão e conspiração pedia mais conclusão, um remate qualquer. Não necessariamente uma explicação, mas mais qualquer coisa. Enfim, muitos dirão que é precisamente por isso que é tão venerado.
    Mas de qualquer modo boa escolha, gosto sempre de ver clássicos por aqui :)

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais um dos meus favoritos, de sempre, e é, igualmente, o meu favorito de Hitchcock (embora seja muito difícil fazer um top dos filmes do senhor, como de outros).

    Isto é cinema no seu estado puro. Contar uma investigação "policial" a partir de um único local, a partir de uma janela ? Mais, contar uma BOA história, desta forma ? Fazer o espectador vibrar completamente com os destinos das personagens ? E o James Stewart está fabuloso.

    Mais uma grande escolha. Estou a gostar ;)

    ResponderEliminar
  3. Jorge - Obrigado pelo comentário, apesar de não concordar particularmente com o teu segundo parágrafo :P Abraço.

    DiogoF. - Gostei bastante do teu comentário, e resume bastante bem o filme e a sua respectiva qualidade :D

    Obrigado ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu só vi o Janela Indiscreta. Que filme formidável. Gosto muito da cinematografia que acentua a intromissão e tensão do protagonista. Grace Kelly é linda demais para James Stewart. Abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Jeniss - "Grace Kelly é linda demais para James Stewart" ahaha :P Concordo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...