domingo, 19 de junho de 2011

True Grit (2011, Coen Bros)


Uma história de vingança. Nomeado para 10 Óscares, True Grit conta a história de uma jovem Mattie Ross de 14 anos (Hailee Steinfeld) que procura a vingança sobre o homem que matou o seu pai. Para isso, recruta Rooster Cogburn (Jeff Bridges) para a auxiliar nesta caça ao homem.

A mais recente obra dos irmãos Coen foi um dos «grandes filmes» do ano volvido que me faltava ver. E, de uma forma geral, a espera valeu a pena. O que aqui temos é um filme muitíssimo bem construído. 

O cunho pessoal da dupla de realizadores contínua aqui bem vivo - o diálogo. O diálogo elaborado pelos Coen é sempre o ponto que mais antecipo num filme deles, e não fiquei desiludido. É incisivo, é autêntico. O uso de pronúncias características do Sul Americano da altura apenas vêm solidificar a autenticidade desse mesmo diálogo.


Hailee Steinfeld demonstra uma maturidade impressionante durante o filme todo, carregando-o aos seus ombros de uma maneira bastante effortless - devo dizer que a sua nomeação para o Óscar é totalmente justificada (se bem que foi na categoria errada... oh well). Jeff Bridges é Rei - 'nuff said

O trabalho de Roger Deakins é também primoroso.

O meu único problema com o filme reside na edição - creio que poderia ter sido melhor aproveitada porque algumas cenas se arrastavam um pouco. Mas enfim, isto são apenas peanuts no meio de uma obra bem concretizada.


Mattie Ross: And "futile", Marshal Cogburn, "pursuit would be futile"? It's not spelled "f-u-d-e-l."

4 comentários:

  1. É mesmo muito bom, também gostei. Boa crítica, focaste os aspectos essenciais, sendo que também me parece que na montagem a coisa poderia ter ficado melhor. Hailee Steinfeld de facto está espantosa, assim como Jeff Bridges...pena Matt Damon ali pelo meio, que não está claramente à altura aqui.

    Adorei toda a parte final do filme, assim como a banda sonora no seu todo.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Jorge - Thanks! :) Concordo com o facto de o Damon não estar propriamente à altura dos outros dois mencionados, mas safou-se bem! Abraço

    ResponderEliminar
  3. Deixei-o a meio mas tenho de o retomar. Sei que é um bom filme mas eu e os westerns...Confesso que só o vejo por causa do "El Duderino" :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...