sexta-feira, 19 de agosto de 2011

The China Syndrome (1979, Bridges)



Um tenso thriller politico com o controverso tema da energia nuclear como pano de fundo.

Kimberly Wells (Jane Fonda) é uma jornalista que lida com notícias ligeiras – aniversários de tigres e afins. Isto até tropeçar num potencial furo de proporções épicas, quando trabalha no seu artigo sobre fontes energéticas alternativas. Aquando da sua visita a uma central nuclear, assiste a um «acidente». Jack Godell (Jack Lemmon) é o responsável pelas operações da central, e apesar de reforçar por várias vezes a Kimberly que o que se sucedeu no seu local de trabalho foi apenas um «pequeno deslize técnico», toda a sua expressão corporal indica o contrário.  Investigações sucedem-se, revelando a potencial catástrofe que poderia ter decorrido do «pequeno deslize técnico» e a inseguraça da própria central nuclear.

James Bridges constrói, aqui, um sólido thriller que cumpre, em muito, a sua função. Os primeiros 20 minutos do filme servem de build-up para o que está para vir, sem que por momentos se perca a intensidade do filme. Este factor é amplamente suportado pela ausência de uma banda sonora que faz com que o espectador se involva mais com o que está a ver, maximizando o impacto e a eficácia do filme. O argumento, e colocando de parte todas as questões técnicas relacionadas com o conceito de energia nuclear e respectivas implicações que possa ter derivadas da sua má gestão, apresenta-se bem delineado e construído.

Jack Lemon surge, em parte, como a alma do filme representando um simples homem que apenas pretende advertir para os perigos que se escondem por detrás da Central Nuclear, da sua construção corrupta. Um homem que apenas quer ser ouvido. Todos os maneirismos e expressões do actor revelam eficazmente aquilo que não está escrito no papel. Sublime.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...