quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que tenho visto.

Vi cinco filmes nestes últimos dias, ficam algumas considerações sobre os mesmos:


Cloverfield (2008, Reeves) - Bom entretenimento, ainda que o movimento da câmara tornasse difícil de perceber o que efectivamente se estava a passar durante certas cenas do filme. O desenvolvimento das personagens é extremamente insípido, contudo, o que torna a tarefa de nos preocuparmos com elas um tanto complicada. No entanto, o filme cumpre o seu objectivo de entreter durante as duas horas graças aos seus bons efeitos especiais. Acho que iria gostar mais do filme se o tivesse visto antes, por volta da altura do seu lançamento - a narrativa e o próprio estilo do filme começam a tornar-se repetitivos.


The Rise of the Planet of the Apes (2011, Wyatt) - Passando da invasão a Nova Iorque de um monstro para a revolta de macacos em São Francisco. O trailer não me suscitou qualquer interesse no filme e digamos que o acabei por ver por falta de melhores alternativas. Fiquei surpreendido! É um filme bastante sólido e coerente, que expõe os alicerces da icónica série de filmes do Planeta dos Macacos. O James Franco andou por lá, a personagem da Freida Pinto não serve qualquer propósito. A melhor interpretação do filme vem, curiosamente, de Andy Serkins, que interpreta o papel do macaco que lidera a revolução. Muito bom trabalho da sua parte. 


Jane Eyre (2011, Fukunaga) - Um period drama baseado na, várias vezes adaptada, obra de Charlotte Brontë. Com valores de produção excelentemente executados, o que seria de esperar num filme deste género, todo o ambiente de Jane Eyre transparece o estado de espírito da sua personagem principal, e por isso, há que dar crédito ao seu realizador. Outra das razões pelas quais o filme resulta é a própria química existente entre os dois actores principais: Mia Wasikowska e Michael Fassbender vêm apenas consolidar os estatutos de grandes promessas do cinema actual, e sem dúvida que o futuro deles será brilhante.


Hanna (2011, Wright) - Do pouco que vi até agora, a mais recente obra de Joe Wright é o melhor filme do ano. Com uns toques que lembram Run Lola Run e ainda The Bourne Identity, Hanna revela ser um excelente filme de acção, cheio de adrenalina. A banda sonora, a cargo dos Chemical Brothers, é awesome. O enredo denota ainda uma clara ambiguidade sobre as relações entre as personagens, tornando-o infinitamente mais interessante. Interpretações de alto calibre, especialmente as de Saoirse Ronan e Cate Blanchett. Acrescento ainda que as cenas de acção estão muito, muito, muito bem coreografadas. Great stuff.


Wait Until Dark (1967, Young) - "A recently blinded woman is terrorized by a trio of thugs while they search for a heroin stuffed doll they believe is in her apartment." é a premissa do filme. Um portentoso thriller, marcado por uma banda sonora paranóica que se adapta ao filme que nem uma luva. Confinado, em grande parte, a um único local, o sentimento de claustrofobia é uma constante no filme de  Terence Young. Esse sentimento é severamente aumentado quando, parte do final, a ausência de luz faz com que o espectador sinta na pele o que a personagem interpretada por Audrey Hepburn sente durante o filme todo. Excelente toque. Ah, e o Alan Arkin neste filme é verdadeiramente creepy.

Foi um bom leque de filmes.

2 comentários:

  1. Grande leque de filmes, sem dúvida alguma. Desses, o que mais gostei foi o Rise of the Planet of the Apes, como dizes é um filme bastante sólido e coerente, que surpreende pela positiva!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Sarah - Thanks pelo comentário! Já viste o Wait Until Dark? Se não, pode ser que gostes! é um thriller bastante bom :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...