terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alien 3 (1992, Fincher) + Alien: Ressurection (1997, Jeunet)


Em primeiro lugar quero apenas dizer que a Amazon rocks por ter uma box da quadrilogia Alien (9 discos) pela módica quantia de £8.99! Uma verdadeira pechincha.

Decidi pegar nos dois últimos filmes da referida quadrilogia pois foram aqueles que ainda não tinha visto. Sendo um grande fã de Alien e de Aliens, as expectativas para os filmes de David Fincher e Jean-Pierre Jeunet eram consideráveis, mesmo tendo em conta o feedback "menos favorável" que obtive de algumas pessoas que já os tinham visto.

Por onde começar. Hm. Creio que Alien 3 possui uma atmosfera ligeiramente mais tensa, mais claustrofóbica que o seu sucessor, Alien: Ressurection. Existe, também, uma maior preocupação em desenvolver as suas personagens no terceiro filme. Nota-se um maior cuidado com a história por parte de David Fincher, que deixa que os acontecimentos desenrolem ao seu próprio ritmo.

Por outro lado, Alien: Ressurection é um filme "mais vivo", mais acelarado. Contudo, o filme peca pelo seu argumento relativamente mal executado.

Outro aspecto que também achei interessante foi o dos efeitos visuais. Ainda percebo que Alien 3 não primasse propriamente pelos seus efeitos visuais - era uma área que ainda carecia de bastante evolução. No entanto, e volvidos 5 anos, seria de esperar que os efeitos de Alien: Ressurection fossem mais refinados, quando na verdade são extremamente básicos! A equipa de Jeunet, responsável por esta área, poderia ter aprendido algo com Jurassic Park, cujos efeitos visuais metem os de muitos filmes recentes a um canto. De qualquer forma, estes filmes possibilitaram-me ter uma maior percepção da evolução do grau de sofisticação dos efeitos visuais ao longo destes últimos 20 anos.

A Sigourney Weaver continuou em grande. A Ellen Ripley é mesmo uma das maiores figuras femininas do cinema.

Resumindo: São ambos filmes que não me entusiasmam muito. Da próxima vez que revisitar esta quadrilogia devo-me ficar pelos dois primeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...