terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dois Noirs


Dose dupla de Alan Ladd e Veronica Lake. Nestes últimos dias tive a oportunidade de pôr as mãos nos filmes This Gun For Hire (1942, Tuttle) e The Glass Key (1942, Heisler) e o film noir cada vez mais consolida-se como um dos meus géneros (ou sub-géneros, como preferirem) preferidos.

Tanto o filme de Tuttle, como o de Heisler, são portadores de uma cortante fotografia que de forma tão requintada impulsiona toda a tensão e todo o dramatismo das cenas que ilustra. E as excessivas bandas sonoras assentam os filmes tão bem, também. Creio que parte do meu fascínio por este estilo cinematográfico deve-se, em parte, a este combo.


 Adiante, relativamente ao elenco, Ladd e Lake são competentes nas suas funções e conseguem jogar com os seus papéis de uma forma suficientemente atractiva, capazes de manter o espectador interessado no desenrolar da acção (curiosamente, entre estes dois filmes, considero que Ladd se safou melhor em This Gun For Hire e que o melhor registo de Lake foi em The Glass Key). De destacar ainda as interpretações secundárias de Robert Preston e Laird Cregar em Gun, e de Donlevy em Key.

O principal aspecto em que os dois filmes divergem diria ser o argumento. Achei o de This Gun For Hire mais estimulante na sua execução e na exploração do background da personagem de Alan Ladd do que The Glass Key. No entanto, e para fãs do género, são dois filmes altamente perspicazes que tornam a sua visualização num autêntico prazer. Cigarettes, Guns, Trench Coats and Fedora Hats. They’re all there.

Aproveito para perguntar: Quão bem montadas foram as cenas de magia de Veronica Lake em This Gun for Hire? Fiquei impressionado com a suavidade, coesão e fluidez das cenas!

Tendo dito isto, esta pequena colecção está a tornar-se numa das minhas compras mais acertadas. Com Murder, My Sweet e Out of the Past por ver, prevejo mais uma excelente dose dupla noir no futuro.



2 comentários:

  1. Duas belas escolhas estou a ver, vou assentá-las na minha lista (que já é grande lol). Do género vi há pouco tempo o The Night of the Hunter, que já me falhava. Tenho a dizer que adorei, aquela tensão e caracterização dos personagens são divinais...mais um que comprova a excelência do género.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Jorge - The Night of the Hunter!! Que portento de filme! Se quiseres ler, deixo-te aqui o que acho desse grande filme: http://notes-on-my-films.blogspot.com/2010/10/my-20-favorite-movies-15-night-of.html

    :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...