segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sen To Chihiro no Kamikakuchi [Spirited Away] (2001, Miyazaki)


Irreverente. Extremamente criativo e genial. Estas são apenas algumas palavras para descrever o fantástico universo criado por Miyazaki. Também é um forte testemunho de toda a potencialidade que a Animação pode trazer à grande tela. Se Alfred Hitchcock está como Mestre para o Thriller/Suspense, Miyazaki está seguramente como Mestre para a Animação.

Spirited Away é, muito possivelmente, o expoente máximo de uma carreira assinalada com o fulgor da imaginação. Com títulos como  Princess Mononoke e Howl’s Moving Castle no seu reportório, Spirited Away consegue elevar-se como um absoluto registo de excelência, no que concerne à animação e à forma de contar histórias (e se não se assume como a melhor animação de todos os tempos, anda lá perto).

O nível de detalhe que em Spirited Away é conferido, o humor que nele está presente e a elegância com que a narrativa se desenrola não fazem deste filme apenas a viagem de Chihiro (como o título Português sugere), mas também a própria viagem do espectador. É um veículo que nos leva a um mundo onde o inimaginável se concretiza por entre as mais fantásticas figuras e entre as mais vibrantes cores. É uma delícia de filme.


9.5/10.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...