sábado, 22 de junho de 2013

As minhas escolhas 2012: E chegamos ao #01.

Antes de partirmos para a revelação daquele que considero ter sido o melhor filme que vi do ano passado, aproveito para deixar umas pequenas palavras sobre o ano. Por meio de filmes interessantes, e por entre filmes menos interessantes, tenho para mim que tirando uns quantos exercícios, 2012 será um ano que facilmente será olvidado. Olho para outros anos e – em boa parte deles – consigo identificar filmes mais arrojados, completos e satisfatórios. Basta até olhar para o presente ano... se fosse a considerar os 3 filmes que já vi deste ano nesta lista, um deles colocar-se-ia num tão distante primeiro lugar that it’s not even funny.

Adiante, com um pequeno recap do que por aqui já passou.


E agora, sem mais demoras, o número um de 2012: The Impossible. Podem ler aqui o que escrevi sobre ele na altura que o vi. As ideias mantém-se as mesmas.



"É fortemente emocional, ainda que tenha a ocasional cena em que a intelectualidade (forçada) venha um pouco mais à tona. Contudo, estas poucos momentos não põem em causa a experiência que o filme pretende transmitir, dado que The Impossible se alimenta, em primeira instância, da agonia, desespero e falta de rumo das suas personagens, e em segunda instância, dos laços que as unem."

3 comentários:


  1. Uma curiosa escolha para #1. Não gostei tanto do filme como tu, mas aprecio muito do que tenta fazer, sobretudo isso. Nem sempre resulta, mas Bayona tem um controlo e ambição que vi em poucos realizadores com este nível de experiência.

    De resto, o teu top partilha vários filmes com o meu ;) a ver se também o deixo lá no blogue nos próximos dias, para discussão :) (vamos em Junho mas enfim xD)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Jorge! :D Acho que o The Impossible seria capaz de entrar na metade debaixo de um Top 10 nuns outros anos quaisquer, ou mesmo nem entrar noutros anos. Acho é que foi um ano que deixou um bocado a desejar. :p

      Quero ver o teu! E sim, Junho parece-me um óptimo mês para fazer o balanço do ano passado! :D ahah

      Abraço!

      Eliminar
  2. Holly Motors, Amour, Rust and Bone, Django Unchained e 7Psychopaths (este apenas em alguns detalhes de resto achei-o fraquinho) também fizeram as minhas delícias, os restante ou não vi ou não gostei muito.

    Cumprimentos,
    cinemaschallenge.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...